Uma vila surpreendente e inesquecível: conheça Jericoacoara
top of page

Uma vila surpreendente e inesquecível: conheça Jericoacoara

Atualizado: 25 de abr.


Carinhosamente chamada de Jeri, Jericoacoara é uma pequena vila de pescadores no Ceará e é conhecida pelas suas praias encantadoras, passeios pelas dunas de areia e gastronomia ímpar!


Sinceramente, Jeri foi uma das melhores viagens da minha vida e tenho certeza que se você for, vai amar! Por isso, separei aqui algumas dicas e roteiros para você aproveitar esse lugar paradisíaco.


Para quem essa viagem é indicada?


Jericoacoara possui atividades para todas as idades.


Para quem quer um bom lugar para descansar, ter contato com a natureza e ficar longe de bagunça, Jeri é o lugar perfeito.


Porém, quem quer agito, noites animadas e festas, Jeri também é a opção certa!


Eu fui com meus pais e o meu irmão. Meus pais queriam a calmaria, e eu queria o agito. Então foi o lugar perfeito para juntar o melhor dos dois mundos! Ah! Eu garanto que lá é bem calmo, porque a lei do silêncio é levada bem a sério, então às 22h tudo se encerra e os guardas ficam de ronda para garantir o sossego noturno na vila.


O melhor de tudo isso é que você consegue acordar bem cedo e aproveitar muito o dia!


Como é a Vila de Jeri?


A vila em si é de difícil acesso, pois fica afastada do aeroporto e é necessário passar por vias de areia para chegar.


Ao chegar, você vai se deparar com os guardas na entrada, para controlarem a entrada e saída de turistas, garantindo assim o controle ambiental da área.


Jeri conta com uma estrutura simples, porém muito aconchegante. Para quem é de São Paulo vai estranhar que todos os lugares tem becos (e os becos de lá não são perigosos kkk).

A vila possui restaurantes maravilhosos, balada (até às 22h), pousadas aconchegantes e atividades como kitesurf.


Como chegar?


A vila de Jeri pertence ao município de Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará, a cerca de 300 km de Fortaleza.


Caso você opte por chegar via aeroporto de Fortaleza, poderá contratar um transfer (na modalidade compartilhada ou privada) para te levar até a vila de Jeri. É uma boa opção, pois a logística de alugar carro não funciona muito bem na vila, por conta das restrições de circulação.


Os carros ficam estacionados na entrada da vila e não é indicado fazer os passeios no parque nacional sem guia turístico, de modo que alugar um carro não se mostra a melhor opção para essa viagem.


Para quem quer mais conforto e comodidade, a melhor opção não é desembarcar em Fortaleza, mas sim no aeroporto da cidade de Cruz, que fica a 30 km de Jeri e recebe voos de 2017.


O aeroporto de Cruz se chama Aeroporto de Jericoacoara (JJD), e recebe voos da Azul, Gol, Latam e Voepass.


A viagem fica bem mais cômoda, já que, chegando por esse aeroporto, bastará contratar um transfer privado ou compartilhado no desembarque mesmo (não precisa reservar com antecedência, a menos que você prefira) e, dentro de uns 40 minutos já chegará na vila de Jeri.


Quando ir?


Podemos dizer que Jericoacoara é um destino para ser visitado o ano inteiro, mas ainda assim acho importante esclarecer que há épocas melhores para fazer essa viagem.


Para quem gosta de agito, festar e animação, Jeri é uma ótima opção para o Réveillon. No final de ano as festas empolgam os turistas e a vila fica cheia de jovens em busca de curtição, por isso dizemos que a partir da segunda quinzena de dezembro até o feriado de Carnaval, é alta temporada em Jericoacoara.


Mas o Carnaval em Jeri não costuma ser animado como é o Réveillon, então se o objetivo for festar, melhor ir no ano novo mesmo.


Em relação às chuvas, o melhor período para visitar Jeri é no segundo semestre do ano, visto que no primeiro semestre as chuvas são mais frequentes.


Mas aqui vale uma observação: apesar de chover mais durante o primeiro semestre do ano, isso não vai, em regra, atrapalhar sua viagem, pois dificilmente chove o tempo todo e o dia inteiro… as chuvas geralmente costumam se alternar com horas de sol.


Passeios que você tem que fazer!


  • Duna do por do sol;

  • Praia da Malhada;

  • Parque Nacional;

  • Árvore da preguiça;

  • Lagoa do Amâncio;

  • Lagoa Azul;

  • Lagoa do Paraíso;

  • Buraco Azul;

  • Lagun Beach Club;

  • Barrinha de baixo;

  • Mangue seco e Guriú

  • Alchymist Beach Club (de todos beach clubs que já fui no Brasil, esse de longe é meu preferido!)


Quando você for para Jeri, aproveite a jornada e curta cada segundo da sua viagem! Você não vai se arrepender!

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page